Proposta pedagógica

Oferecer à sociedade uma Educação de Qualidade, buscando estratégias atuais em consonância com as práticas orientadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com o objetivo de desenvolver em nossos alunos a evolução das competências cognitivas e socioemocionais peculiar de cada um.

Semana Pedagógica

Evento que tem como objetivo central promover a formação continuada dos profissionais da educação através de discussões pautadas em aportes teóricos relevantes sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, de modo a fundamentar os profissionais da educação para o planejamento do ano letivo.
Para obtermos “Qualidade” precisamos ser criativos e estar realmente motivados com o que fazemos, buscando sempre alcançar nossas metas, e a semana pedagógica carrega essa proposta de incentivar em cada profissional o desejo de ampliar suas habilidades.

Reunião dos Pais 
O objetivo das Reuniões de pais e mestres de cada etapa é tornar o contato da família e escola mais frequente, trazendo a parceria necessária para o maior desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Os encontros visam efetivar essa cooperação, além de promover discussões e reflexões pertinentes ao nível de cada criança ou adolescente em suas diversas fases.
Nesse evento temos a possibilidade de conhecer um pouco mais a realidade do nosso aluno através de sua família, como também repassar para seus responsáveis o nível, ocorrências e notas de avaliações que o aprendiz possui de forma individual

Aniversário da Escola
O aniversário de nossa escola é comemorado no dia 03 de fevereiro. Em cada ano em curso a equipe de gestão da escola organiza um cronograma de atividades festivas para comemorar a data durante a semana ou o mês, envolvendo sempre toda a comunidade escolar em atividades que estimulem o amor, a responsabilidade, o cuidado e a valorização para com a escola e nossos profissionais.

Mundo Feliz Folia
O evento do carnaval consiste em uma comemoração escolar que realizamos no segmento do Ensino Fundamental I em apresentações de cordões carnavalescos (cada turma), sendo eles autorizados a estar com fantasias, portar espuminha e confete e participar de danças selecionadas pela equipe de apoio da escola e acompanhadas por suas professoras e coordenação.
Nos segmentos do Ensino Fundamental II e Médio, separamos um tempo de aula em que acompanhados por professores de artes e história os alunos contam através de apresentação um pouco sobre algum tema escolhido pertinente para a faixa etária e que compartilhem conhecimento sobre esse evento tão característico de nosso país. Após esse momento eles são autorizados a interagirem entre si com músicas, dança e confete, além de estarem fantasiados ou com adereços.
Em todos os nossos segmentos não é obrigatório a participação dos alunos nesse evento, pois compreendemos que a escolha e orientação familiar deve ser respeitada na vida de cada aprendiz.

 Projeto de Leitura Anual

  

Dia Internacional da Mulher
Essa data é incluída em nosso calendário escolar devido a grande importância que tem o papel da mulher nossa sociedade e entendendo que é papel das instituições educativas reverberar essa ideia, propagando essa visão para as demais gerações presentes no contexto escolar.
Em cada ano em curso a equipe de gestão da escola organiza um cronograma de atividades festivas para comemorar a data durante a semana, envolvendo sempre toda a comunidade escolar em atividades que estimulem o amor, o cuidado, o respeito e a valorização para com o papel da mulher, amém de sempre ressaltar a força que as mesmas tem ao conquistarem seu espaço ao longo dos séculos.

 

Paixão de Cisto 
Essa data é trabalhada em nosso calendário com o intuito de resgatar o cuidado com o próximo, além de nos possibilitar o trabalho com todos os valores éticos e morais tão necessários de intensificação nos dias atuais na rotina das famílias, crianças e jovens.
Em cada ano realizamos uma proposta de trabalho para que os nossos profissionais possam desenvolver os conceitos de forma ativa, compreensiva e atual com nossos alunos.

Dia das Mães
Em nosso segmento essa data é trabalhada com valorização, reflexão e conversas em sala de aula. Durante toda a semana enviamos na agenda cartões que parabenizam e elevam a importância das mães para a formação de uma família. Em nossas aulas de artes ou direcionadas pela coordenação os alunos são orientados no passo a passo de um trabalho artesanal que ao fim é enviado para cada mãe como uma lembrança. Esse trabalho acontece com o estimulo da imagem materna, podendo esse papel ser ocupado por outra personalidade feminina que faça parte da vida do aluno.

 

Semana Literária
Para o escritor Daniel Pennac, “O verbo ler não suporta o imperativo.” Concordando com essa máxima é que surge a Semana Literária. O grande projeto da nossa escola, conduzido pelos professores de Língua portuguesa e Arte junto com suas turmas para trabalharem de maneira interativa e atrativa a leitura e escrita. Todo ano é definida uma temática literária que será aprofundada durante todo o processo de produção das performances e peças teatrais.
O projeto é pautado nas competências gerais da BNCC. Na Semana Literária, o aluno aprofunda seu estudo e tem seus conhecimentos prévios valorizados. Isso faz com que ele torne-se o protagonista desse processo de aprendizagem, aperfeiçoando sua criticidade e explorando sua criatividade.
A Semana Literária também é a chance que o aluno possui de ampliar seu repertório cultural através do uso de diversas linguagens literárias e artísticas (leituras, pesquisas, música, dança, teatro, pintura). Valores como empatia, cidadania e cooperação estão presentes nos momentos vividos durante o projeto. Mais do que uma nota, o projeto propõe que cada aluno aumente sua capacidade de ser um cidadão crítico dentro do meio em que vive.

Festa Junina
Nossa instituição escolar tem como principio o respeito pela individualidade e crença de cada família, por esse motivo mesmo trabalhando esse festejo como um marco da nossa tradição popular, não existe a imposição para a participação dos alunos no evento.
Durante esse mês realizamos uma gincana junina que tem como objetivo arrecadar fundos para a nossa semana da criança, os alunos se movimentam com suas turmas em uma divertida competição que tem a missão de cumprir regras preestabelecidas pela coordenação.
Além da competição saudável que estimulamos, também realizamos um evento que culmina o projeto, como forma de comemoração pela data e interação entre as turmas. O evento acontece em nosso espaço (PARAÍSO) onde todas as nossas turmas tem a oportunidade de diversão, apresentações de dança e peças teatrais

Dia dos Pais
Em nosso segmento essa data é trabalhada com valorização, reflexão e conversas em sala de aula. Durante toda a semana enviamos na agenda cartões que parabenizam e elevam a importância dos pais para a formação de uma família. Esse trabalho acontece com o estimulo da imagem paterna, podendo esse papel ser ocupado por outra figura masculina que faça parte da vida do aluno.

Dia do Estudante  
Essa data é considerada feriado nas instituições privadas, por esse motivo sempre na data que antecede realizamos atividades comemorativas para homenagear os nossos alunos de acordo com a proposta do ano. Podendo essa comemoração ser com uma gincana envolvente, recreios aumentados e com festejos, distribuição de brindes, entre outros.

Semana da Criança 
Durante o mês de outubro comemoramos o Dia da Criança, temos a pratica de na semana antecedente destinarmos uma rotina de atividades recreativas, prazerosas e envolventes para cada faixa etária. No segmento do Ensino Fundamental II e Médio, além de brindes e mimos também realizamos o Interclasse para que as turmas possam competir entre si em um Espaço Society do bairro, adequado para a proposta e que propicie interação com conforto e segurança para os nossos alunos.

Dia do Estudante- Miss & Mister MF

Soletrando
O projeto SOLETRANDO é uma disputa entre nossos alunos. Através dele, pretende-se estimular a interação do aluno com a maneira que ele lida com a escrita das palavras. Para isso, todas as turmas passam por etapas durante o projeto para que possam ter suas habilidades de escrita, leitura e concentração estimuladas.
A cada etapa o número de alunos vai diminuindo até que se tenha um representante por turma para a grande final

Tabuando

Olimpíada de matemática

Projetos Genius  
O Projeto Genius visa estimular o educando a aprender a tabuada e as operações básicas da Matemática, de forma divertida, utilizando recursos variados, principalmente dando a oportunidade ao aluno de manusear uma ferramenta tecnológica para isso.
O aplicativo utilizado funciona informando contas aleatórias com as quatro operações básicas (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão) durante 2 minutos. O aluno deverá acertar o máximo de cálculos possíveis durante esse tempo.
Dessa forma o campeonato objetiva uma competição saudável que envolva a todos, possibilitando maior interação entre alunos e gerando uma aprendizagem significativa.
REGULAMENTO
1ª Fase
. Poderão participar todos os alunos matriculados na escola, competindo apenas na tabuada de adição e subtração.
· A competição será por turno e por ano escolar, os alunos competirão apenas com os colegas de sala, durante a aula do professor regente;
· Serão classificados os dois(2) alunos com melhor desempenho de cada turma para a 2ª Fase;
· Caso aconteça algum empate de pontuação, o desempate será feito ainda na 1ª Fase.

2ª Fase (FINAL)
· A grande final será entre todos os classificados da 1ª Fase;
· O participante não poderá usar cola ou receber ajuda de forma alguma, sob pena de desclassificação;
. Nessa fase a competição incluirá as quatro operações (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão);
· A ordem de participação será por série e em ordem alfabética;
· A cada nova rodada, um participante será eliminado;
· Quando encontrar os três colocados (1º, 2º e 3º lugares) a competição encerrará

Olimpíada de português

SACC- Semana de Arte, Cultura e Ciência
A feira de ciências na escola Mundo Feliz é realizada como uma importante ferramenta de divulgação dos conhecimentos científicos desenvolvidos na escola. Esse evento costuma movimentar a comunidade escolar e faz parte do cronograma anual.
Quando o planejamento pedagógico da escola inclui a feira de ciências como parte do processo de aprendizagem durante o ano letivo, professores e alunos são motivados a participar de forma ativa desse processo buscando seu melhor rendimento. Além disso, a escola busca o envolvimento não apenas da comunidade escola, mas também da participação e desenvolvimento familiar no pensamento crítico sobre ciência.

Olimpíadas Internas 
A Educação deve proporcionar a formação autônoma de cidadãos conscientes, capazes de usar da sua aptidão intelectual e de liderança para dimensionar seus conhecimentos e habilidades.
Levando em conta as expectativas dos alunos em relação à escola, o Mundo Feliz, baseado em dois de seus valores, a excelência acadêmica e a formação do indivíduo almejando uma Educação de Qualidade, criou o concurso: Olimpíadas internas de Português e Matemática com o intuito de estimular os alunos a participarem de Olimpíadas internas e externas a escola.
Estimulando no aprendiz o gosto pela competição saudável, o prazer pelo estudo com retorno satisfatório, o reconhecimento de sua conquista pela comunidade escolar a qual o aluno está inserido.

Formatura do 1º ano

   

  

  Aula da Saudade

 

Festa de Encerramento Temática

  

  

Nosso diferencial
Oferecemos atividades extras como preparatório de matemática para as olimpíadas nacionais (OBMEP), bem como um currículo de ciências baseado em preparar para olimpíadas nacionais (OBA e Amostra de lançamento de foguetes) na área da ciência.
A inclusão da disciplina Matematicando no currículo escolar, com o objetivo de despertar o interesse para a disciplina de matemática através de práticas que envolvem jogos e dinâmicas e que desenvolvam o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o pensamento criativo.
Comemorações que geram competições pedagógicas como Disputa Gênius, Soletrando, Torta na cara, Interclasse e Semana da Criança com atividades voltadas para a faixa etária.
Laboratório de ciências equipado com materiais que possibilitam o manuseio nas práticas das disciplinas da área, contribuindo para a aprendizagem efetiva e despertando o interesse nas experiências.
Oferecemos anualmente as Olimpíadas internas de Português e Matemática, com o objetivo de avaliar o rendimento do aluno e premiá-los com medalhes de ouro, prata e bronze.